Mindfulness – Atenção Plena

Programa Mindfulness - Início em 11 de agosto de 2016

Mindfulness é uma das técnicas de meditação mais pesquisadas no campo científico atual e tem mostrado eficácia no auxílio e no tratamento de diversos sintomas.

Aprenda as suas práticas e fundamentos para desenvolver uma nova postura de vida e o hábito de estar plenamente presente.

Ao construir uma consciência plena alcançamos uma melhora no enfrentamento do estresse, da ansiedade, dos pensamentos negativos e na capacidade de auto regulação emocional, saúde física e concentração.

Benefícios comprovados:

– Redução de sintomas de depressão e ansiedade.

– Redução da percepção do estresse.

– Melhora nos sintomas de dor crônica.

– Melhora da atividade imunológica.

– Melhora na atenção.

– Entre outros…

Mindfulness é um estado psicológico que emerge quando treinamos nossa mente em um  tipo particular de atenção, no qual estamos mais atentos às experiências que ocorrem em nossas vidas a cada momento (“atenção plena”). Esse estado particular de atenção requer o treinamento concomitante num tipo específico de atitude mental, isto é, uma atitude aberta, não-crítica (não-julgadora), mais “consciente” e menos “reativa” frente às nossas experiências de vida. Esse estado psicológico é possível de ser treinado por meio de práticas de mindfulness, que mesclam exercícios meditativos com técnicas cognitivas e comportamentais.

Esse estado particular de atenção pode ser visto com um “antídoto” ao nosso estado mental habitual ou ordinário, ou seja, o estado de “piloto-automático” com que normalmente nos relacionamos com nossas situações do dia-a-dia. No estado de “piloto-automático” nossa mente não está atenta ou presente aos eventos que passam a cada momento em nossas vidas, e não é incomum que nossos pensamentos estejam “longe” da situação vivida, ou remoendo o “passado” ou se preocupando com o “futuro”. Esse estado mental “disperso” e “reativo” está na base de muitas patologias físicas e mentais relacionadas ao estresse, ansiedade e depressão.

Atualmente, o interesse científico pelos programas de treinamento em Mindfulness tem crescido exponencialmente, ganhando espaço em importantes centros de pesquisa em universidades americanas, europeias e brasileiras, como a Unifesp (Escola Paulista de Medicina), a UFRJ, e a UFRGS.

BENEFÍCIOS:

Pesquisas científicas demonstraram:

  • Melhora da atenção e empatia
  • Aumento da capacidade de relaxar
  • Aumento da energia e entusiasmo pela vida
  • Melhora na auto-estima
  • Melhora no enfrentamento de situações estressantes e na qualidade de vida
  • Aumenta da performance cerebral relacionada à emoção, performance no trabalho, produtividade e satisfação
  • Melhora na circulação sanguínea, redução da pressão arterial e prevenção de hipertensão

Fonte: mindfulnessbrasil.com

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